domingo, 16 de março de 2014
9 Invenções tecnológicas brasileiras
O Brasil está sempre marcando presença no mundo da tecnologia e se consolidando cada dia mais como uma potência no setor. Em outubro deste ano, por exemplo, foram os brasileiros que venceram duas das quatro categorias do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2012.
Mas essa história de sucesso dos nossos conterrâneos não é tão recente quanto imaginamos. Eles já foram responsáveis pela invenção de uma série de projetos que são utilizados por muitas pessoas ao redor do mundo até hoje. Confira algumas dessas invenções, e conheça direitinho a história de cada uma.
A invenção do identificador de chamadas, também conhecido como Bina, veio diretamente de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e surgiu no ano de 1977. Mas o inventor dessa maravilha, que nos permite escolher quem vamos atender ou ignorar, suou muito a camisa para conseguir ganhar o reconhecimento oficial por sua criação.
Nélio Nicolai, hoje com 72 anos, teve que encarar 20 anos de batalhas judiciais até que, em setembro de 2012, conseguiu a exclusividade da patente. As operadoras de telefonia tentaram a todo custo tirar esse direito dele, mas a justiça finalmente reconheceu seus méritos e direitos sobre a invenção. De acordo com Nélio, nos Estados Unidos existem 65 milhões de Binas fixos.
Identificador de chamadas (Bina)
Nélio Nicolai, hoje com 72 anos, teve que encarar 20 anos de batalhas judiciais até que, em setembro de 2012, conseguiu a exclusividade da patente. As operadoras de telefonia tentaram a todo custo tirar esse direito dele, mas a justiça finalmente reconheceu seus méritos e direitos sobre a invenção. De acordo com Nélio, nos Estados Unidos existem 65 milhões de Binas fixos.
Avião
Dois anos depois, em 1905, o brasileiro Santos Dumont conseguiu fazer com que seu 14 Bis levantasse voo por meios próprios, sem auxílio externo, usando apenas um motor a combustão. Ainda hoje se discute quem realmente leva o título de criador da aviação, mas, em suma, Santos Dumont foi o primeiro a fazer um aparelho mais pesado do que o ar voar sem interferência externa. E, para nós brasileiros, ele será o eterno pai da aviação, sem chorumelas.
Câmbio automático
Pois bem. José Braz Araripe foi o engenheiro mecânico que inventou o câmbio automático. A informação pode ser encontrada na biografia de Paulo Coelho, escrita por Fernando Morais, mais precisamente na página 81. O tio do escritor foi quem criou o protótipo e o projeto do câmbio em 1932, e vendeu para a General Motors (GM). Em 1938, a montadora produziu o primeiro carro hidramático.
Cinema 3D
O projeto do brasileiro consistia em um pequeno equipamento que podia ser adaptado a projetores comuns e a uma tela especial. A imagem projetada era refletida por um espelho e o processo criava a sensação de que a imagem estava passando em um espaço vazio, como uma espécie de palco de teatro.
Sebastião, que estudou na Faculdade de Medicina de São Paulo, chegou a receber convites para aprimorar seu projeto fora do Brasil, mas recusou, pois queria que essa fosse uma criação brasileira. Mas, com o passar do tempo, suas criações acabaram caindo no esquecimento.
Painel eletrônico
Urna eletrônica
Hoje o Brasil é o país responsável pela maior eleição informatizada do mundo e, consequentemente, com apuração mais rápida.
Transmissão radiofônica
O padre brasileiro foi o primeiro a conseguir realizar uma transmissão radiofônica em todo o mundo. Os outros inventos gringos da época enviavam apenas sinais telegráficos a curta distância, enquanto Landell conseguiu se comunicar com outros bairros, algo impensável na época. Mas, infelizmente, ele não teve apoio do governo e nem de iniciativas privadas, então acabou por abandonar seus experimentos.
Walkman
Sete anos mais tarde, em 1979, a Sony lançou seu grande sucesso de vendas, o Walkman. Quase 30 anos depois, em 2004, Pavel fechou um acordo milionário com a empresa a respeito dos direitos sobre a invenção. Os valores exatos não foram divulgados até hoje.
Orelhão
Fonte: CANALTECH
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário