loading...

sexta-feira, 21 de março de 2014

7 tendências tecnológicas para a década

Nenhum comentário :
Já se perguntou aonde a tecnologia levará o ser humano? Há 50 anos atrás, as televisões eram trambolhos enormes, não existia internet e os carros nem sonhavam com tecnologias salvadoras de vidas como airbags e ABS. Mas, quais são as tendências tecnológicas para os próximos 10 anos? Se segura pois a coisa só
vai melhorar.

NETFLIX
O serviço de streaming de vídeo por assinatura já revolucionou o mercado. Porém, não vai parar por aí! A Netflix já produz suas próprias séries e a tendência é que, num futuro próximo, se torne um dos maiores estúdios de cinema. Ou seja, quer ver um filme recém-lançado sem ter que ir ao cinema, só apertando o botão de seu controle remoto?



BYTES E MAIS BYTES
  Em 2008, a maior capacidade de armazenamento correspondia a 1 bilhão de DVDs. Em 2011, esse número mais que dobrou! Estima-se que em 2014 90% do tráfego na web seja vídeo, o que demandará muito das redes. Hoje andamos com pendrives de 4, 8, 16, 32 e 64gb (que são os mais baratos), mas muito em breve a capacidade de armazenamento será muito maior.




NUVEM
A nuvem só crescerá, obviamente. Estima-se que em 2020, um terço dos dados esteja armazenado na bendita. Isso reduzirá drasticamente o preço de hospedagem e de manutenção de servidores, democratizando ainda mais o acesso.


VELOCIDADE

Acha sua internet meio lenta? De 1990 pra cá, a velocidade de conexão aumentou 170 mil vezes. Nos próximos 10 anos, estima-se que crescerá 3 milhões de vezes. Esperar pra carregar vídeos está com os dias contados.


REVOLUÇÃO SOCIAL
Tem percebido que deu-se início a um processo de progresso social com a internet? Revoltas, guerras, tsunamis, terremotos, todo mundo fica sabendo de tudo muito rapidamente. Com a evolução da velocidade de conexão, a tendência é que o mundo inteiro esteja ligado em quase todos os acontecimentos diários do planeta. Complicará bastante pros que insistem em esconder ou macular os fatos.


IMPRESSORA 3D
Finalmente as patentes que impediam a comercialização em massa das impressoras 3D estão expirando. Ou seja, muito em breve você irá imprimir em casa a maioria das coisas que você compra. Já imaginou um site gratuito disponibilizando projetos para serem impressos? Você acessa, procura por um projeto de abridor de garrafa e pronto, em 5 minutos tá com um na mão! Genial.



ROBÔS
É inevitável. Os robôs irão substituir os seres humanos em muitas e muitas funções. Estima-se que em 2025 a população de robôs ultrapasse a de seres humanos nos países desenvolvidos. Apesar do seu medo em ser exterminado por um robô maluco, estamos falando aqui de máquinas que realizarão trabalhos industriais, não intelectuais




Nenhum comentário :

Postar um comentário